quarta-feira, outubro 25, 2006

De Novo com...


Para marcar o "regresso" deste blog, achei por bem trazer aqui um pedaço do legado do Conjunto João Paulo. "De Novo com João Paulo e o Seu Conjunto Académico" é o título do 2º EP do grupo, publicado em 1965, e acompanhava o sucesso crescente do então sexteto madeirense. Donos de uma carreira sempre em evolução e crescimento musical, que soube adaptar-se às correntes de então com um talento ímpar, mostram-nos aqui três versões e um excelente original, "Chove". Este último, o primeiro tema próprio da sua carreira, é uma prova cabal das excelentes potencialidades vocais de Sérgio Borges, com momentos mais agressivos e outros mais melancólicos a alternarem-se de forma perfeita.

1965

Columbia
SLEM 2206
1. It's Over
(Roy Orbison - Dees)
2. Chove
(Sérgio Borges - Carlos Alberto)
3. Se Mi Vuoi Lasciare
(Leva - Giampiero Reverberi)
4. Greenback Dollar
(Hoyt Axton - Ramsey)
Capa:

De cima para baixo, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio: Rui Brasão, João Paulo, Carlos Alberto, José Gualberto, Ângelo Moura e Sérgio Borges.

Etiquetas: ,


Comments:
Gostei muito do post. Finalmente já sei quem é quem, pensava que o joão Paulo fosse o 1º de baixo, mas afinal nem isso eu sabia. Já agora e a propósito do EP em questão sabe quem canta com o Sérgio Borges na canção "Greenback Dollar"?
Se puder continuar o tema, tem aqui uma visitante fiel a partir de agora.
 
Não estou certo se a outra voz no "Greenback Dollar" é do Carlos Alberto... Vou tentar colocar mais posts sobre o Conjunto João Paulo - obrigado pelo encorajamento!
 
Bem hajas pelo teu regresso.
Fico a aguardar mais posts sobre bandas sonoras de filmes portugueses feitas por portugueses.
Já agora interessa-te o tema Banda Desenhada e Rock Português ? estou a efectuar uma pesquisa.
J Tomé
 
Obrigado pelas tuas palavras! Fica registado para um post futuro! Quanto a Banda Desenhada e Rock Português, interesso-me de certeza, mas estás a pensar em quem? Assim de repente lembro-me das canções "Tintim Casou", da Rita Guerra, com música do Zé Nabo, e "Pato Donald", dos TIR.
 
Marca Amarela, Capitão Fantasma, os temas do disco da Anar Band, Fat Freddy, Arkham Hi-Fi, etc...

Era uma boa ideia fazer um blog com essa ligação. Juntando também caricaturas e outros tipos de desenho.

Lembro-me também de capas de Ramp (Luis Louro), André Ruivo, André Carrilho
 
Caro Bissaide,
Cá estou de novo para lhe dizer que o simpatiquíssimo Ivo Pereira me enviou as músicas do Conjunto que eu não tinha, também me esclareceu que quem canta com o Sérgio é realmente o Carlos Alberto. Como è possível que este excelente grupo esteja tão esquecido!
Bom fim de semana!
 
Olá Maria José, mais uma vez obrigado pelo post e pela fidelidade. Eu é que não consegui colocar ainda mais posts, como tinha dito... Já agora, talvez me possa tirar uma dúvida: quais as faixas do LP "João Paulo em Moçambique"? Penso que é uma colectânea com as faixas dos 3 primeiros EP's do grupo, mas não tenho a certeza. É verdade, bem que o grupo merecia ser conhecido hoje em dia e aclamado ao lado de outros nomes como o Quarteto 1111 ou os Pop Five Music Incorporated. Bom fim-de-semana também!
 
Não o posso esclarecer sobre esse LP, sei muito pouco da discografia do grupo. O Ivo Pereira enviou-me umas 46 músicas que não constam das colectânes, e eu só conhecia de ouvir na rádio, meia dúzia delas. O Ivo é a pessoa ideal para o ajudar, sabe tudo sobre o grupo, tem tudo e é muito prestável; pode contcta-lo pelo site: www.ivopereira.com.sapo.pt.
 
Sobre conj. Acad. João Paulo.podia
fazer o favor de me esclarecr se a
canção It´s over é de autoria do
conjunto ou quem é o cantor
Muito obrigado
saudações musicais
 
A canção é de autoria de Roy Orbison e de William Dees, como referi no post. Foi nº 1 nos EUA no Verão de 1964 durante duas semanas, na versão original de Roy Orbison.
 
Constou-me que o conjunto quando fez 40 anos,fez uma festa e lançou
um CD só para a Madeira, com o titulo 40 anos a cantar.
Pode fazer o favor de me informar
se esse CD.já se encontra á venda no Continente (original) ou se
efectivamente é restrito á Madeira .
Peço desculpa pelo incomodo.
Saudações musicais
 
Não sei se será o mesmo anónimo da pergunta anterior...

Esse CD é do Sérgio Borges, e foi publicado em 2004 pela firma Nogueira e Moura. Na net não encontrei referência a lojas em Portugal continental que o vendessem, infelizmente...
 
Trata-se da mesma pessoa e fico
muito grato pelos dois esclarecimetos que me prestou.
Tenho que ver se me recordo de algum amigo no Funchal que me possa arranjar.Tenho muita coisa
deste agrupamnto.Falta ainda por
exemplo "o salto" que devia ter sido editado quado estiveram em Mafra,não tenho " O Louco" e "poema a um homem só",entre
outros.Há relativamente pouco tempo,um amigo meu conseguiu o CD
do Concerto no Monumental.Tem praticamnte tudo
que tenho e mais o que consegui
apurar na NET.Video Clips só localizo um com o Sérgio no Festival da canção."A.vais rio.."
Se me puder ajudar em que blog na Net posso localizar O SalTO ; Poema... h.só e o Louco Fico-lhe
muito grato.
Cumprimentos
Saudações musicais
 
As canções "O Salto", "Poema de um Homem Só" e "O Louco" nunca foram de facto editadas em CD, tal como muitas outras ("Mar", "Pearls in Her Hair", "Meu Corpo e Minha Seiva", "God of Negroes", "Estrada Branca", etc, etc)... As várias antologias que existem em CD repetem canções em vez de se complementarem entre si... Enfim, desígnios do mercado...

O disco do Monumental que refere trata-se de uma gravação em CD? Esse é outro dos discos que nunca saiu em CD, apesar de algumas faixas soltas terem tido essa honra. O disco é apenas parcialmente gravado ao vivo, já que algumas canções tiveram posteriores acrescentos de palmas. No entanto, trata-se do primeiro LP português de música pop, em 1966, e bem que merecia uma reedição em CD só por isso.
 
Amigo Bissaide,
Óptima contribuição na Wikipedia. Pelo menos ai já está feita uma boa homenagem ao grupo. A EMI está em falta ao não editar todo o trabalho do grupo, mas a RTP, onde o grupo era presença assídua e por isso deve ter muita coisa no arquivo, poderia também editar esses programas na série "VIdeos RTP.
 
Tem toda a razão... No entanto, temo que algumas das actuações do grupo na RTP se tenham perdido, como soube que outras imagens se perderam...

A EMI bem podia fazer a integral do grupo, como já disse aqui antes, e a colecção "50 Anos de Música", que começou hoje a sair com o Público, bem podia ter sido o pretexto para tal.
 
Peço desculpa de o incomodar.Não sei se é possivel utilizar este espaço para lhe pedir um esclarecimento, e saber se é um lançamento recente de CD. ou antigo.
Em pesq. sapo www.locurapoetica.com/roses/roses 2 htl ( La rosa ) quem é a interprete. Parece a voz da grega
Nana Mousquy,mas parece-me que não.Já efectuei diversas consultas na Net mas em vão. Há muitas vozes
a cantar "as rosas " mas não são
a da cantora que dá música de fundo ao assunto acima.
Se poder responder fico-lhe grato.
Saudações .
Presumo tratar-se de cançonetita de
País que fala espanhol ou americana. Brasileira talvez não.
Obrigado
 
Responder-lhe-ia se soubesse e se conseguisse ouvir a música, mas o link que deixou não funciona. Já tentou perguntar directamente aos autores desse site?
 
Seguindo a sua ideia,tentei contactar,com os autores,mas em vão.
É a Nana que canta the rose -rosas 2. canta em inglês
Possivelmente para distinguir
a canção da Nana White Rose Atenas.
Esta segunda canção e extraordináriamnte melodiosa
e muito bonita.Pelo menos do meu
agrado.Saudações musicais.Eu como
sou frequentador da suas intervenções e reconheço que tem
bons conhecimentos ainda o volto
a incomodar com o Sérgio e o Conj.
João Paulo.
Muito obrigado .
 
Dois excelentes "videos" do Conjunto no YOUTUBE; a não perder para quem nunca os viu, a prova de que estes rapazes para a época e vindos das ilhas, eram o máximo!
 
Muito bem.Foi oportuna a sua informação.
Recordo-me como se fosse hoje deste
concerto na televião. Foi nos meados
de Fevereiro de 1975.
Na ocasião cantar música dos "BEATLES".... nem toda a
gente.Era um grande conjunto.
Obrigado pela informação.
Saudações musicais
 
Olá Maria José (e olá anónimo). Obrigado pela indicação, tinha já visto esses dois vídeos mas é sempre bom passar a palavra (e pelos vistos já surtiu efeito!). Penso que o anónimo se referia a Fevereiro de 1965 e não 1975. Talvez em breve tenha novidades sobre o Conjunto João Paulo, estou a estudar a melhor forma de lhes prestar homenagem.
 
É isso mesmo 1965, meados de Fevereiro.Peço desculpa pelo meu
erro.
Ainda era a TV. a preto e branco e
nada mau.
Continuem a informar
Eu farei o mesmo.
Saudações musicais
 
É apenas uma curiosidade e assunto
nada relevante.
Sabam com que canção terminou o
primeiro concerto na Televisão?
depois de actuações com enorme êxito.
Foi com uma canção do Folclore da
Madeira.O nome não sei mas cantavam: PÓ PÓ PÓ VIRI BÓ e por
adiante.Não deve haver nem em VINIL,nem em nada só o arquivo da
RTP. Foi a única vez que a ouvi.
Trouxeram tambem um pouco da sua
terra.
Saudações musicais
 
Essa canção devia fazer parte do repertório de apresentação deles, como madeirenses que se orgulhavam de ser. Eu tenho uma compilação de críticas da imprensa da altura e em 1965, Agosto, em Angola, eles também terminaram com "um alegre número da sua ilha", que deve ser a canção de que o amigo fala.
Amigo Bissaide, obrigada pela dedicação e bom trabalho.
 
Não conhecia essa história! Penso que essa canção tradicional madeirense - "Bi-Ri-Bi-Ri-Bó" - seja a mesma que o Conjunto de Roger Sarbib gravou no LP "Madeira Love - Roger Sarbib Com Tony Cruz no Savoy Hotel". O Conjunto João Paulo nunca a gravou para edição, devendo de facto existir apenas nos Arquivos da RTP (esperemos que sim...). Obrigado, Anónimo e Maria José! Já agora, Mª José, esses artigos de que fala são da imprensa angolana?
 
São da imprensa angolana, sim. Tenho, também, da imprensa moçambicana e nacional (graças ao Ivo Pereira, que mas mandou em CD). São críticas fantásticas, muito positivas. Também tenho uma crítica da actuação deles no OLYMPIA,ilustrada, com o Gilbert Bécaud a cumprimentar o Sérgio e a "dizer", segundo a legenda:FORMIDABLE.
 
Em Setembro de 1966,o Sérgio e os
restantes elememtos do Conjunto ,efectuaram a recruta em Mafra.No final da recruta,havia e
ainda haverá as marchas finais.Era
uma semana pelo campo com exercícios.Á noite fazia-se um mom.de descanso,um tocava guitarra,outro cantava,etc. O Sérgio
a pedido de colegas e superiores,
cantou sem luzes, sem instrumentos
sem nada. E que bem se saiu .Não
era de esperar outra coisa.
Já lá vão 40 anos.
Saudações musicais
 
Maria José, seria possível escrever-me para o mail? Não tenho o seu contacto. Obrigado.
 
Caro Anónimo, obrigado por partilhar esse momento. Uma das canções que mais aprecio do Conjunto é precisamente "O Salto", que aborda o tempo em que estiveram em Mafra.
 
Hoje vou contar mais um episódio,
passado com o nosso conjunto.J.P.
Estavamos no incio do Verão de 1966,
alí pelo mês de Maio.Estava a estudar na Fac.C. Porto e uma escola de ens. superior ,contractou
para abrilhantar um baile o J.P.
ESte agrupamto estava já no máximo.Salão cheio ,que esperar.
Começa o baile . As meminas como
que embriegadas pelos acordes musicais do conjunto e pela espectacular voz do Sérgio, alhearam-se do baile e convidadas
para dançar,recusavam-se a faze-lo.
Levantou um" serrururu", prontamente resolvido pelo J.Paulo
Tinham músida de espectáculo ,de dança , enfim para todos os gostos.
E foi mais uma verdadeira
Sudações musicais
 
Olá JC
O ficheiro da imagem não abre? Ou ela só existe nestas dimensões? Que tal estão as músicas? Dá para disponibilizar as duas primeiras ainda não reeditadas? Eu e o Carlos Santos andamos a ver se conseguimos reunir os temas ainda não saídos em CD. Mas está um pouco difícil, sobretudo no que diz respeito à qualidade.
Abraço
 
Ok, havia aqui um erro qualquer, já corrigi.
 
Amigos,sobre o J.P. aconteceu o
que já se esperava.
O agrupamento a sua música permanecem vivas.E o exemoplo é que
vou fazer uma pergunta.
Sabe se a 1ª.gravação que o grupo
efectuou foi aquela que vem o saudoso Henrique Mendes na contra capa a fazer um comemtário e um
historial do conjunto?Julgo que sim
mas não tenho a certesa.
Saudações musicais.
 
Precisamente, é esse o 1º EP deles, de 1964.
 
Amigo Anónimo,
Vou-lhe pedir que faça mais um exercício de memória: a propósito do EP que fala, nele estão sete elementos, lembra-se no 1º programa de TV, qual era a "função" do sétimo elemento, o Ascenção, que deixou o grupo logo a seguir?
Obrigada.
 
Bom dia. O Ascensão era mimo, pelo que me disse o Sérgio Borges, e faleceu na década de 1990.
 
Gostava de a informar devidamente,
mas não me recorda.
No primeiro concerto que deram na TV. dá-me ideia que actuaram cinco
mais o sonoplasta.
Tenho o CD.do conjunto no Teatro
Monumental e na capa estão os seis
elemntos.
Para mim o conj. foi sempre constitido por 5+1 elementos.
Na capa da 1º gravação que tenho
en Vinil e CD.estão os sete.
SAUDAÇÕES MUSICAIS.
Sempre que haja matéria estamos
sempre ás ordens.
 
A melhor maneira de homenagear o
J.P. é ouvir a música deles é falar
e contar pequenas hstórias passadas
nos concertos,refiro-me a 1965/70.
Não sei se sabiam que era costume
passado 1/3 mais ou menos do concerto,e para apresentar os colegas,trocavam todos de instrumento e o Sérgio ia para o orgão .O J.Paulo(PSA) cantava.
Vi fazer isto umas 3 ou 4 veses ,mas já não me recorda se era semprea mesma canção.
Sem dúvida eram notáveis.
Saudações Musicais
 
A última e única vez que vi o grupo já depois de crescida, foi em 85, numa reposição de programas dos anos 60; foram meia duzia de programas, lembro-me de ver o João Villaret e o Conjunto. Foi assim sem contar, depoia do jantar, estava a minha família toda,muita conversa à volta, só eu e o meu cunhado é que estavamos a prestar atenção, com vontade de mandar sair os outros. Lembro-me dessa troca de instrumentos e do Sérgio, no fim da troca dizer " e eu, faço o quê, vou para o piano, olhem, eu pianista!" O facto é que fiquei confusa e já não sabia quem estava a cantar, não os conhecia bem, o meu cunhado disse-me que era o João Paulo, mas eu achava que não, enfim, acho que passados estes anos tenho que dar o braço a torcer. Sempre a tempo de pedir desculpa!
Obrigada por partilhar connosco estes episódios.
 
A melhor maneira de homenagear o J.P.é recorda-los.
Mais uma da vida mlitar,já é depois
de Mafra,mais precisamente no R.I.15 em Tomar.Não sei se ainda há.Foi numa noite do Verão de l967
Concerto em Tomar com o conj.J.P.
Tudo á maneira da tropa a querer
remediar tudo. Luses e não sei que
mais faltaram e o Sérgio depois da
3 ou 4 interpretação ,disse alto
e bom som que não tinham condições
para continuar ,pois não tinham
luzes e usou um termo que eu ainda
hoje não sei o que é( os instrumentos começam a estalar).
O que é certo é que conseguiram superar dentro dos possíveis as
anomalias e foi mais um grande
concerto.Referido as luzes eles
interpretavam a canção " O meu
Senhor" com uma projecção de uma
cruz no fundodo palco. Ainda recordam este promenor.
Ainda vai havendo boa memória
Saudações musicais
 
É sempre bom reviver estes momentos, de facto. Só uma dúvida: qual é a canção "O Meu Senhor"? Era da autoria do grupo?
 
BOM DIA.
Eu peço desculpa mas referi mal.
Não é de autoria deles.
O interpetre é cantor Italiano.
Sei o nome ,mas agora falhou a memória. O senhor sabe e até agradecia que me diga.
A canção é muito conhecida.
( Ó meu senhore,foi neste mundo...)mas em italiano claro está.
Ainda há dias a ouvi na net mas não
me lembra o site. É conhecida.Com a projecção da cruz no palco e a
boa voz do Sérgio davam mais beleza
á canção.Depois é favor dizer se
conhece a música e o cantor. De
certeza que sim.
Saudações musicais.
 
Já ando há uns dias para pedir a
ajuda dos meus amigos,para ver se
podem auxiliar numa dúvida do J.P.
Na marginal de Bissau,junto ao cais
estava lá uma estátua representativa dos nossos navegadores.Uma delas estava com a
mão direita junto da testa como se
faz quando queremos ver ao longe e
o sol incomoda.
Num concerto em Bissau tenho ideia
( a confirmar ) que o Sérgio cantava uma canção e durante a
interpretação, tambem punha a mão
junto á testa para fazer o movimento do navegador.
Constará de algum EP. ou .... Aqui
a minha memória para,mas que vi e
ouvi a canção é verdade
Se souberem agradeço
Saudações musicais
 
Infelizmente, nunca estive na Guiné, mas sei que essas estátuas foram tiradas do sítio original. Penso que estiveram uns anos "a monte" e depois foram recolhidas num armazém, mas não estou certo. Quanto à música, lembra-se de alguma parte do texto?
 
Diz o meu amigo "INFELIZMENTE",eu
se me permite digo o contrário.Felizes dos que salvaram de ir para lá em tempo de guerra,
mas mesmo em tempo de paz é um território pobre e com poucos recursos.
Mas vamos ao que nos interessa que é a música.Não me lembro nada.
Quem poderá dar uma ajuda?
As estátuas foram salvo erro para
Teixeira Pinto e estiveram alí pelo chão.Já se esperava.
Se conseguir apurar agradecia.
Para não tornar o comentário muito
longo proximamente vou pedir-lhe
ajuda,relativamnte ao "Louco"
"salto" e "Poema ....".
DEPOIS VOLTO A ESTE ASSUNTO.
Saudações musicais
 
Pela lógica, a canção será O SaltO: "olhando ao longe, muito ao longe..."
 
É capaz de estar certa.É isso mesmo
deve ser o salto.Já agora pedia-lhe
mais um favor Qual o nome da canção
em que o Sérgio cantava "Lá bem longe o clarão deste mundo era pura
ilusão.A memória vai falhando.Grato
Agora para o Sr. J.C. Haverá possibilidade de se arranjar em VINIL do Coj.acd. J.Paulo,por ordem
de interesse"O SALTO " O LOUCO"
e "Poema a um homem só".Será
dificil, mas se houver diga-me sff.
preços.Saudações muscais. Grato
 
É a canção Sombras. Caro amigo, afinal eu tinha razão ao achar que era o Carlos a cantar depoia da troca de instrumentos e não o João Paulo. Pode confirmar em www.malhanga.com/JP-videos/.Vai gostar de recordar.
Boa semana.
 
Grato pela sua informação.
Quanto á troca de instrumentos somos capazes de ter todos razão
Eram tão bons executantes que eram
capazes de se substitir.Eu ouvi por
duas veses ao trocarem ir o Sérgio
para o piano e dizer e tu Paulo tu
cantas,tu cantas.
Gostei imenso do video.Recordei
tempos passados.
Saudações musicais
 
Olá Maria José: não tenho dado notícias, tenho andado ocupadíssimo... Escrevo em breve com calma para o mail!

Caro Anónimo: posso ficar atento e tentar saber se alguém que conheça terá a mais algum dos 3 EP's que refere. Mas não vai ser fácil... Diga-me depois um contacto.
 
Amigos,voltando atrás umas semanas, quem canta "O mio signore" é Edoardo Vianello; o site é o do Malhanga (Música Italiana).Arrivederci!
 
Tenho que efectivamente Maria José , que me render aos seus vastos conhecimentos musicais e
sempre atenta aos comentários do
Blog.Muito obrigado.
Em breve recordarei mais uma do
nosso J.P.
Saudações musicais
 
Gostava de saber a opinião em comentário,se não for incomodo,do
Sr.JC. e da MJ.relativamente ao
conj.Ac-J.Paulo.Porque seria que o
grupo musical nos primeiros tempos,apresentava com frequência
mais canções internacionais do que nacionais?Até no CD.do concerto no
Monumental de 12, são salvo erro ,
são 6 por 6.A minha opinião era
procurar afimarem-se no estrangeiro
já que o mercado nacional estaria
garantido.Um colega meu na ocasião
até referiu não fosse eventualmente o sotaque da Madeira,Disse-lhe que não,nem pensar.
Na decada de 60,decada dos grandes
conjuntos, cantava-se muito em
estangeiro.Será essa uma razão.
Quando poderem e se gostarem de dar
a vossa ideia gostaria.
Até breve . Saudações musicais
 
É sempre bom divulgar a música do Conjunto Académico João Paulo. Parabéns a todos que o fazem!!
 
Foi com satisfação que li um apontamento,por outro comentador
neste Blog.
Temos que dar valor a quem o tem e
a decada de 60 foi sem sombras de
dúvida a decada dos grandes conjuntos.No estrangeiro,o conj.
que marcou a diferença foram os
Beatles em portugal foi o Conj.ac.
joão Paulo.Respeito quem não estiver de acordo.
Proximamemte vou contar-lhes o que
me aconteceu no 1º.concerto ao vivo,na cidade do Porto
Saudações musicais .
 
Amigo "Anónimo",
De facto é bom termos um novo visitante e já sabe, eu assino por baixo de tudo o que disse.
Em relação ao facto do grupo cantar em "estrangeiro", era moda, nós sempre tivemos um certo complexo de inferioridade em relação à nossa língua e depois eles eram um "grupo de variedades", e porque não se o Sérgio era tão versátil.Eu como sou ligada às línguas estrangeiras, adoro esta esta faceta do grupo.
Votos de boas férias para todos!
 
Votos de boas férias também, Maria José! Conto escrever-lhe, tenho andado sem tempo... Trabalhos, trabalhos, trabalhos... Vamos ver o que a rentrée traz de novo!
 
Caros amigos. Eu só vou de férias mais tarde.
Boas férias para todos.
Saudações musicais e para os que
vão para Espanha. SALUDOS
 
gostaria de saber se alguém sabe alguma coisa acerca do Trio Barroco, que lançou um ep com os temas hey little boy, do vale à montanha e georgia on my mind. penso que o pedro osório era um dos do trio... ejá agora em que ano foi o disco publicado?
 
alguém sabe alguma coisa do Trio Barroco?
 
Tenho uma vaga ideia do TrioBarroco
no Brasil.
Em Portugal não tenho conhecimento.
Gostaria de poder ajudar.
Saudações musicais.
Continuação de boas férias para
todos
 
andré sarbib tb participava no mtrio barroco
 
O meu pai fez parte do Conjunto Académico Joao Paulo - Era o Angelo (viola baixo). Emocionei-me muito ao ver que ainda ha quem se lembre.
Bem hajam.
 
Para o filho de um dos elementos
do conjunto académico de João Paulo.
Digo-lhe muito siceramente que trago no meu carro cassetes do
conjunto e todos os dias ouço os
acordes musicais do brilhante conjunto e a excepcional voz do
Sérgio.
Tenho muito vinil do C. J.Paulo.
Outro dia volto a contaca-lo
Estive com o grupo em Mafra e Guiné.
Saudações musicais e até breve.
 
Caro amigo,

Boas recordacoes desses tempos de Mafra e guerra colonial já ouvi da parte de meu pai. Grande abraco.
Meu mail: moura.correia@gmail.com
 
Então o Sr.João Carlos e a Maria
José já regressaram de férias?
Estimo que tivessem sido boas.
Foi muito gstosamente que vi a
intervrnção do filho do Angelo neste Blog.
Como tenho ainda mais histórias
para contar,volto em breve.
Saudações musicais
 
Eu já regressei de férias há muito, mas tenho estado ocupada com com obras em casa,arrumações...
uma forma "diferente" de fazer férias.
Espero que também tenham tido boas férias e lá começa um novo ano de trabalho...
 
Já regressei também de férias, cá estamos prontos para um novo ano e com projectos em mente. A seu tempo falarei deles. Obrigado a ambos pela fidelidade a este blog que espero vir a conseguir actualizar com mais regularidade!
 
Caro amigo Sr.João Carlos.
É certo que não temos últimamente
manifestado a fidelidade que este excelente blog tem e merece.Mas nunca esquecido.Ando a comentar artigos de outros blogues.
Hoje não é para contar mais uma "faceta" do melhor conj.Port.da decada de 6o.-Partic.-
Já lhe enviei um e-mail sobre este
assunto.Está posta de parte a tentativa de se arrajar em VINIL
" O SALTO" " O LOUCO" CANÇÃO DO
LAVRADOR E POEMA A UM HOMEM SÓ.
Tenho bastante Vinil do grupo que passei para CD estereo mas esses
não tenho.Peço muitas desculpas
pelo incomodo que lhe estou a ocasionar.Mas a música antiga ou
moderna é sempre música.
Saudações musicais
 
Feliz 1º aniversário a este post!!!
Destes 71 comentários, quantos foram os meus? Esqueci-me de contar...
 
Pois, são muitos! ;-) Obrigado! Entretanto, já devia ter voltado a inserir novos posts, mas o tempo nunca chega para tudo...
 
Pois efectivamente não há qualPquer dúvida que a Maria José,
teve um papel interventivo neste blog que considero excelente.
Nota alta bem merecida com os meus
parabens.
O Blog ainda não terminou e o sr.
João Carlos já nos prometeu,assuntos novs para breve.
Parabens e felicidades para todos.
Saudações musicais.
 
Já há bastante tempo que ando com
vontade de vir ao blog,mas não se
tem proporcionado.
Gostaria se não for incomodo e já
possivelmente de férias de pedir
á comemtadora M.J. um comentário
sobre oCD. editado haverá 2 ou 3
anos,do Sérgio" 40 anos a cantar"
Parece-me muito bom.Só a canção
Milena está ligeiramente nasalada.
Saudações musicais
 
Caro amigo,
Quanto ao CD do Sérgio, há um ano atrás, quando o ouvi pela 1º vez, fiquei chocada, pois a voz está muito diferente da que eu conhecia e tanto gostava. Hoje, já me habituei ao novo timbre e reconheço que 40 anos efectivamente a cantar é obra e a voz muda com o tempo e o esforço.
Quanto ao CD em si, adora a DELILAH, gosto muito do dueto com a Rosa Madeira e da OLHA-ME NOS OLHOS: Continuo a não gostar nada de EU TÃO SÓ e ONDE VAIS... Sei que sou mazinha, mas é o que sinto, paciência.
BOAS FESTAS!!!
 
Li o seu comentário.Se a MJ.fosse nomeada para um juri de escolha
das melhores canções (em potuguês)
quais eram as três melhores eleitas.
Cito. Chove - Milena - Balada a uma..Salto- canção do Lavrador, Poema a
um.., Hulliguly...Diz-lhe-sombras
e outras que agora não me lembro.
Gostava se fizer o favor de dar a
sua opinião.
Bom Natal são os meus votos
Saudações musicais
 
Eu escolheria "Hully Gully do Montanhês" - pelo êxito que foi na época - "Sue Lin, a Minha Chinesa" - um tema extraordinário, de uma garra vocal e instrumental rara - e "O Salto" - com os sopros em destaque e o grupo com uma noção de ritmo já diferente. Mas estas são apenas três de entre tantas soberbas!

Bom Natal aos dois e a todos os que por aqui passarem!
 
Subscrevo as escolhas do Bissaide e acrescento mais duas paixões entre outras: Poema de um Homem Só- o tema da partida é recorrente nas letras, mas esta tem, também, um bom trabalho a nível vocal e instrumental ( na minha leiga opinião); Meu Corpo e Minha Seiva- porque sim...
Mas para mim a canção mais forte e mais esquecida , nas colectâneas, é A Shadow rounds The Tomorrow Sounds ( como diria uma amiga minha:UM LUXO de canção!!!)
Até para o ano!
Feliz 2008!
 
Da minha parte sou-lhes franco.
Considero todas as intervenções do
conjunto com ALTO NIVEL e nota de
MUITO BOM.
Por isso é dficil dizer qual a
melhor.
O instrumento de sopro veio dar
mais"força musical ao agrupamentoo.
Muitas felicidades para todos e
claro está sr. J.C. e M.J.
BOM ANO
Saudações musicais
 
olá tenho de certo modo acompanhado, a evoluçaõ dos comentarios aqui deixados, e é com muita felicidade que fico a saber, que a musica produzida pelo conjunto academico João Paulo continua a fazer parte da nossa memoria colectiva. Parabens.
nragrela
 
É verdade, e dentro de pouco tempo vai sair finalmente em CD o álbum "Conjunto Académico João Paulo no Teatro Monumental", de 1966 - o primeiro LP da música pop rock portuguesa.
 
Boas noticias, pena é tb. não reporem em cd os ep/singles da ultima fase do conjunto, talvez a menos conhecida mas a mais interessante.
N.R.Agrela
 
Concordo inteiramente, a fase 1970-1972 foi extraordinariamente criativa e praticamente sem paralelo na produção nacional de então.

Já agora, és familiar do João Paulo?
 
Eu, o comentador anónimo ,tenho o
palpite que é filho.
Será?
Ficamos a aguardar a sua resposta.
O Sr. J.C.. a M.J. eu anónimo temos
tudo ou quase tudo da melhor banda
da decada de 60 e de 70 é de pensar
Saudações musicais
Viva a música
 
Boas tardes, de facto sou filho do João Paulo e para além disso fã e admirador da obra deixada pelo Conjunto Academico.
Já agora o autor do blog, é a mesma pessoa que escreveu o texto que acompanha a reedição do cd dos petrus castrus, em que é feita referência ao conj.academico?
obrigado.
N.R.Agrela
 
Sou eu mesmo, sim, e também um admirador confesso do Conjunto Académico João Paulo. Se puder, envie-me um mail ou então indique-me o seu, para lhe poder escrever. Obrigado tb
 
Ainda me recordo do 1º.concerto
ao vivo a que tive o prazer de
assistir,Foi no Teatro S.João na
pr.da Batalha na cidade do Porto.
Li casuamente a noticia do concerto
e não me demorei a tirar o bilhete.
Já estava praticamente tudo vendido
mas arrajei o que pude.
Iniciado o concerto eu tinhs aí os meus 22 anos e estava ao lado um casal dos 50 anos para cima-parecia
uma família.Pessoas de todas as
idades.Tinham uns binóculos pequenos,destes próprios para estes
eventos e eu sem vergonha pedi-lhos emprestados ,tendo eles acedido ao meu pedido.Disseram:Veja o tempo que quiser,mas eu procurei ser breve.
Hoje passado tanto tempo, interrogo-me como eu tive a destreza de pedir os bióculos a casal que não
conhecia e mais velhos de idade.
Um concerto do J.Paulo era assim.
Foi pena que os filhos dos elementos do conjunto não tivessem
metido mãos á obra e uma surpresa
Conj João Paulo Filhos.
Agora os filhos devem ter na ordem
dos 30 anos e já é tarde
Saudações musicais
Para todos e para sr. JC. e MJ.
 
Boa Páscoa para todos.
Saudações musicais e feicidades
 
Boa Páscoa também, extensível também à Maria José e a todos os que por aqui passarem. É uma pena eu não ter mais tempo...
 
Espero que os amigos tenham tido uma Feliz Páscoa, apesar do frio...
Se quiserem saber algumas curiosidades, contactem-me!
 
Olá, Maria José! Que tal vamos de novidades então? Páscoa feliz tb!
 
Uma novidade - decidi "reatar" o blog de homenagem à obra musical de Nóbrega e Sousa com um post sobre "Onde Vais Rio Que Eu Canto": http://nobregaesousa.blogspot.com/ Espero que gostem!
 
Já há quase dois meses que a nossa
"equipe" não vem ao Blog.
Merecemos todos catão amarelo.
Hoje em Bragança esteve o dia chuvoso e aproveitei para ler e ouvir música da decada de 60.Claro
está não esqueci o conj. J.P.
A M.J.é capaz de ter razão na escolha da melhor canção em poruguês S,L. Minha Chinesa.É uma
extraordinária canção e depois sombras e poema a um ah. só.
A canção referida tem efectivamente garra musical e vocal.
Vams lá meus amigos todos ao blog. Ainda há muito que contar.
Saudações musicais
Um abaço para todos
 
Abraço e obrigado mais uma vez pela fidelidade a que eu não correspondo com a devida regularidade, mas o tempo de facto não me permite, como bem gostaria... Espero ter notícias em breve em relação ao Conjunto João Paulo. "Sue-Lin a Minha Chinesa" é sem dúvida uma das minha canções preferidas do CJP!
 
Nuno,

O meu mail é moura.correia@gmail.com
Ainda tenho presente dormir na tua casa quando era puto e andar no 2CV.
Em 1994/1995 ainda cheguei a almocar com teu pai algumas vezes ali em Campolide.
Memória ao teu pai que era um verdadeiro e raro "homem bom".
 
olá João,
obrigado pelas tuas palavras.

Nuno Agrela
 
Boa noite, sue-lin um dos grandes temas do grupo, talvez dos melhores, depende da preferência, pois são muitos e bons!

Se permtirem uma curiosidade e que me desculpem aqueles que já conhecem a historia, mas como me foi contada pelo proprio tem o seu valor: depois de uma tarde cansativa de gravações e ensaios, uma sessão fotografica que pretendia ser a capa para proximo ep. A ideia seria o grupo reproduzir a imagem do quadro, repetindo as posições, foram feitas varias tentativa e tiradas dezenas de fotos até o trabalho ser dado por concluido! Equipe e conjunto satisfeitos, tinha sido atingido o objectivo!
Problema surgiu quando foi editado o ep, segundo o João Paulo acabou por ser escolhida não se sabe bem por quem uma das piores e o efeito perdeu-se, na época era preciso explicar o porquê de tal foto, outros tempos mas com musica eterna!
obrigado.
NRAgrela
 
Olá Nuno, desde ontem.
Desculpe mais este atrevimento / sugestão: visite o Youtube e encontrará novos videos do Conjunto, incluindo uma bela homenagem.Um abraço.
Boas férias
 
Boa tarde, Maria José.
Obrigado pela sugestão, a qual já tive oportunidade de visitar. Já agora visite o seguinte endereço que descobri á pouco tempo e está bastante completo. http://malhanga.com/JP-videos bastante completo, mas desconheço o autor.
Boas férias.
Nuno R. Agrela
 
Olá Maria José e Nuno! Antes de mais, as minhas desculpas por só agora responder, mas tenho estado de férias.

Obrigado pela fidelidade! Os vídeos estão excelentes - e, Maria José, um muito obrigado também atrasado mas reconhecido pelo reencaminhamento dos links e dos mails do Ângelo. Entretanto, o duplo CD com o 1º volume da integral do Conjunto João Paulo deverá sair em Agosto. Estou em pulgas para o ter nas mãos!

Em relação ao que o Nuno conta: não conhecia a história e nunca tinha reparado! Agora, sabendo, percebe-se porque é que a mão do Rui Brazão está levantada!

Abraços para ambos e todos os outros visitantes, apreciadores ou não do CJP! Votos de boas férias, se for caso!
 
Obrigado M.J. pela sua intervenção.
Sempre que saiba mais qualquer coisa do noso Conj J.P.diga.
Os meus muitos agradecimentos.
Saudações musicais.
Um abraço ao Sr. João Carlos e viva
a música.
Descuem o meu silêncio.
Felicidades.
 
Caro Anónimo,
É com todo o gosto que partilho o que me vai aparecendo de novidades e já me questionava o que lhe teria acontecido. Se desejar pode escrever-me para: mjcostaferreira@gmail.com.
 
Olá a todos, vi hoje no site da CDGO.COM que já se encontra disponivel para venda a colectânea do Conjunto João Paulo, da coleção no tempo do vinil, mas no respectivo site ainda não há indicação da edição do mesmo. Agradecia a quem soubesse algum esclarecimento. Obrigado.
Nuno Agrela
 
É possível que o Sr. João Carlos
saiba alguma coisa sobre este
assunto.
Tambem eu estou interessado.
A propóito o Sr. Nuno sabe noticias
do Sérgio?
Parece que foi ontem que o via fardado em Mafra e já lá vão uns
anitos.Temos a mesma idade.
Foi em Mafra no maior corredor do
Qartel que ouvi o SALTO.concerto.
Por hoje é tudo.
Saudações musicais.
Lembrei-me agora. Pode tambem saber
do assunto que pede o Sr. Nuno o
Sr.Ivo.A M.J.pode dar se f.favor
uma ajuda.
 
O CD duplo com a integral do Conjunto João Paulo nos anos 60 está oficialmente à venda desde 2ª passada. Finalmente!

Podem ver mais informações aqui:
http://dotempodovinil.blogspot.com/2008/11/conjunto-acadmico-joo-paulo-eu-to-s.html

Espero sinceramente que a obra do grupo possa ser agora mais (re)conhecida, já que não é mais do que um acto de elementar justiça.
 
É efectivamente um acto de justiça.
Será pouco mas é qualquer coisa.
Porque será que não os convidam
a vir ao Continente e no período nobre da TV. fazer entrevista comentários etc.
Seria um pograma com audiência.
Agora para adquirir o CD.vai ser
dificil.Estive recentemente no Porto e saí como entrei.Outras lojas de igual modo-nada.
Já que esperamos uns tempos agora
será de aguardar.
Parabens ao sr. João Carlos pela sua actuação e desejo-lhe as
maiores felicidades.
Quero tambem enviar á Maria José os
meus parabens pela colaboração
assidua e de grande encitamento a
este Blog.Qualauer dia vou contacta-la.
Para todos saudações musicais.

actuação
 
Nas Fnac's em Lisboa o CD já está à venda há mais de duas semanas, qual foi a loja no Porto onde não estava?

Obrigado pelas palavras simpáticas!

Já agora, aproveito para fazer duas rectificações ao caderno do CD:
- no texto, pág. 3., onde vem o nome de Otis Redding deve ler-se Percy Sledge;
- na formação do grupo que gravou o 1º EP, pág. 4, onde vem Bruno Brasão deve ler-se Ângelo Moura, além de que ficou em falta o nome de António Ascensão (vozes).

Uma entrevista na TV seria de facto muito justa e merecida. E nós, admiradores da obra do grupo, temos que nos juntar para um convívio um dia destes - o que dizem?
 
Foi na Fnac da Batalha na cidade do
Porto ,que não tinham para venda o
nosso CD.Aqui em Bragança é mais
dificil e entâo coloquei os meus
amigos no terreno para comprarem
esta (prenda de Natal).Se foi
incomodo para eles não sei,o que
me interessa é que a encomenda já cá está, pois pode esgotar.
Mais uma vez o quero felicitar,
pois desde as capas ao texto até
á parte musical um êxito .
Merece uma prenda ,mas aquela que
a meu ver lhe será mais grati-
ficante é pedirmos já a seguir
o vol. 2.Então o Salto ,canção do
Lavrador e muitas outras ficavam
agora esquecidas.Con certeza que
não.
O convívio sou de opinião favoravel,mas a distância á capital e (as intempéries das Primaveras já vão dando mossa).
Os admiradores deste grupo ,podem
deste modo rendar homenagem ao
conjunto.Sr.João Carlos que se
passa com a MJ? Estará doente,
pois todos gostavamos do comentário dela a este excelente e
bem organizado trabalho.
Embora com um pouco de antecedência quero desejar-lhe um
Bom Natal.Felicidades para o meu
caro amigo e para todos que já
participaram neste BLOG.
Saudações Musicais
e viva a música
 
Obrigado pelas palavras simpáticas, que são devidas também a toda a equipa envolvida - no meu caso, não posso deixar de agradecer ao Jorge Mourinha.

Também eu "torço" para que o 2º volume da integral do Conjunto João Paulo veja a luz do dia, para fechar com chave de ouro este projecto.

Não tenho também tido notícias recentes da Maria José, mas espero que esteja tudo bem.

Havemos de nos falar até lá, mas daqui retribuo os meus votos de Feliz Natal, extensíveis a todos os leitores do blog, que infelizmente não consigo actualizar como gostaria...
 
Olá amigos,
Obrigada pela preocupação, está tudo bem comigo.
Pois quem está em falta comigo é o amigo Anónimo que nunca mais se "baptiza"!
Em relação à colectânea do grupo, está excelente, è claro. Só não gostei da substituição da versão mais conhecida do HULLY GULLY,poderiam ter mantido essa e editao este original como bònus.
Abraço.
 
boas tardes,
em virtude de atrasos por parte da empresa à qual encomendei a colectânea - integral 1., só na passada semana é que recebi os tão esperados CDs.!!!
Foi com grande emosão que abri o cd, e gostaria de enviar os meus parabens a todos aqueles que efectuaram a pesquisa, masterização e produção. Em segundo lugar parabens ao João C. Callixto pelo magnifico texto e organização cronológica das varias edições, e por ultimo tb. felicitar todos aqueles que já adquiriram esta bela prenda de Natal!
Só mais uma nota, para além daquela que a Maria José se refere, pena que a versão do tema «SI Lo So», editada agora vir do album - ao vivo no Monumental e não a versão original, acrescento que este era um dos temas que o João Paulo mais gostava de tocar e ainda hoje perfeitamente actual!
Devo acrescentar que no PUBLICO da passada 6ºf, no suplemento IPSILON vem um texto referente á edição agora editada.

Gostaria aproveitar o momento para enviar votos de um excelente NATAL a todos vós.
Nuno Agrela
 
Está a chegar ao fim o ano de 2008.
Presenciamos como sempre coisas boas e más desde a política á cultura ,música etc.
Foi com muita satisfação que registamos a edição do lº.volume
da coletânea do conj.J.P.Foi um
projecto importante pois estaria em
vias de esquecimento total o agrupamento que marcou a decada de 6o.Parabens aos intervenientes.
Quero agora pedur á equipe que
colaboração que mostre o mesmo empenho no 2º.volume.
Aproveito para desejar um Bom Ano
para todos , com as maiores felicidades,mais precisamente o Sr. J.C. a.M.J. Nuno e o João e
claro está para o anónimo.Sou
o Bartolomeu Velho,empregado bancário aposentado da idade do Sérgio Borges e companheiro molitar
do conj. J. Paulo em Mafra e na
Guiné e claro está apreciador da
música e obra do agrupamento.
BOM 2009.
Vamos escrevendo para todos ,para
dar mais uma força á excução do
2º. volume.
Para finalizar,estava ontem á tarde
a ouvir " La Nuit"e uma pessoa
diz :este rapaz o Adamo cantava
bem.Respondi , mas este não e o mesmo e informei e mais uns dedos
de conversa e assim vai-se falando
no nome.
Saudações musicais
Bartolomeu Velho
 
Façam o favor de desculpar ,pois
o meu comentário esta´com muitas
"gralhas".
Mudei de óculos .
O que é preciso é que se possa ler.
Bartolomeu Velho
 
Prazer em "conhecê-lo" caro Bartolomeu. Espero que tenha tido umas boas entradas em 2009 e se quiser pode contactar-me no e-mail acima referido.
Abraço
 
Meus amigos. Um mês de férias no nosso blog, jé é bastante.
Esperampos que o 2º. volume esteja
nas bancas lá para o fim do ano,não
é assim sr. João Carlos?
Deste modo temos que dar ânimo á
equipe que está a elaborar o trabalho,fazendo votos que a nossa
colega comentadora M.J. continue
como nos dois anos anteriores com os seus insentivos e
frontalidade.
Agora temos que estar at. ao programa que a RTP.passa aos Domingos á noite (esta semana Sabado)com
a apresentação dos vencedores dos
festivais da canção. Vamos ver como
será dada atenção á canção de 1970
do S:B.
Saudações musicais .
Bartolomeu. Passo a assinar com BV
 
Olá Bartolomeu, Maria José e restantes amigos e visitantes e obrigado mais uma vez pela fidelidade. Vamos ver o que acontece com o 2º e último volume da integral do CJP, tudo está em stand by neste momento, como puderam de certeza ler no blog da colecção "Do Tempo do Vinil". Acompanhei por acaso o 1º programa da selecção da melhor canção vencedora dos Festivais da Canção e passou a minha favorita do 1º lote: "Menina do Alto da Serra".
 
Não haja dúvida que a canção da
"Tonicha" " Menina do Alto da Serra"foi a melhor do lº. lote
e talvez...
Boa orquestração ,boa interpretação,letra agradável.
Partilho da sua opinião.
E os nossos outros comentadores
que nos dizem?
É uma canção já antiga,mas paraece
moderna.
Um abraço para todos.
Saudações musicais.
BV.
 
A "Menina" é, na minha opinião, uma das melhores canções do Festival. Tem elementos de folk e de pop e é uma verdadeira canção ibérica. Outra cantada pela Tonicha - mas não em Festival - que considero um autêntico monumento ao iberismo é "Terras de García Lorca", de 1975. Abraço!
 
A menina também é para mim uma das melhores canções do festival, se calhar a melhor. Mas, vocês dirão, esta fulana tem sempre algum erro a apontar. TENHO MESMO! A ideia de escolher a melhor canção não me inspira grande interesse- todos sabemos como são as votações, etc. O que me agradou, quando soube do programa, foi o relembrar as "velhas" canções, pensando que seriam apresntadas as originais, com os respectivos cantores e a preto e branco então seria muito giro. Não tiro o valor aos cantores que estão a fazer um belíssimo trabalho, mas assim o programa para mim perdeu praticamente o interesse. Não me admirará que ganhe a MENINA, A TOURADA, DESFOLHADA ou E DEPOIS DO ADEUS; vai uma aposta?
 
Concordo inteiramente com a Maria José.
 
Eu tambem.Os amigos lá se entedem..
Mas a "Tourada" " A desfolhada"
o outra do género.
De qualauqer maneira sigo atento
o programa. Vamos lá ver.
Bartolomeu
 
Acabei de ver o festival.
Vá lá , do mal o menos.
Eu estava mesmo a ver que ganhava
uma da "outras ",mas imperou o bom senso.
Ainda vimos o Sérgio num instantinho.
Saudações musicais
BV.
 
Em Outubro de 1966 estavam os então jovens músicos do conjunto João Paulo a concluir o curso de Milicianos na EPI em Mafra e ofereceram autografado por todos um disco ao Capitão Pinheiro da Silva comandante da Companhia do C.S.M. com a seguinte dedicatória.Com elevada consideração, ousamos oferecer este disco,ao Ex.mo Sr.Comandante de Companhia do C.S.M.Sr. Capitão Pinheiro da Silva. Mafra E.P.I. aos 13/10/66. O disco é o do rapaz com os balões e tem as seguintes canções, CAPRI C;EST FINI, MILENA,DIZ-LHE,NON SON DEGNO DI TE.Eu tenho esse disco.
 
Gostei do seu comentário Sr.Nelson.
Esses jovens "rapazes" de fibra não falhavam.
Eu tambem tenho esse disco e mais.
Em Outubro não estavam a concluir
o curso em Mafra, estava a iniciar.
Eu tambem estive presente e tambem
fui para a Guiné.
Na Pascoa estive fora e só regressei ontem.É com muito gosto
que estimo que o SR.JC. M.J.
Moura e Agrela e outros tivesem tidouma Santa Páscoa.
O Sr. Nelson esteve em Mafra.?
Como já disse acima estive lá no
COM. Casualmente a minha caserna
era em frente da do Sérgio.
Volte ao Blog se faz favor e conte
mais coisas."
Saudações musicais. BV.
Bartolomeu
 
Obrigado, espero também que o amigo Bartolomeu tenha tido uma boa Páscoa. É sempre óptimo conhecer estas histórias!
 
Olá amigo sr. Bartolomeu, agradeço a sua correcção em relação curso de Milicianos porque eu pensava que era o final e ainda era o principio do mesmo,eu não estive em Mafra sou meia dúzia de Anos mais novo e fiz o serviço militar em 73/76 mas sou um dedicado admirador do conjunto João Paulo e da extraordinária Voz do Sérgio Borges,estou com uma pequena duvida que você me poderá esclarecer, na dedicatória deste disco que ofereceram ao Capitão Pinheiro da silva eles dizem comandante da companhia do CSM ou seja Curso de sargentos Milicianos, mas o Sérgio e o Rui Brasão penso que frequentaram não o C.S.M. mas o C.O.M oficiais milicianos, e os restantes esses sim o Curso de sargentos milicianos Correcto?Pois eu adquiri há pouco tempo este mesmo disco num alfarrabista, também tenho várias revistas de espectáculos Rádio e Televisão da época com entrevistas fotos e artigos sobre o conjunto João Paulo, tenho sete vinis EPs deles e tenho toda a sua obra musical gravada em CD, agora gostava imenso que que alguma editora reuni-se em CD a ultima fase do Grupo como já foi feito com a primeira fase. Cumprimentos a todos as Pessoas que escrevem aqui e u abraço ao amigo bartolomeu.
 
Infelizmente, as perspectivas não parecem animadoras em relação à publicação do 2º e último volume da integral do CJP... Mas vamos esperar que alguma luz surja!
 
Olá amigos eu sou o Ivo Pereira um grande admirador do Conj. de João Paulo tenho todas as musicas que o grupo editou em vinil e até o ultimo cd do tempo do vinil, e os 40 anos a cantar do Sérgio Borges, e já me disseram que 3ª fase do grupo não vai ser editada, o que é uma grande maldade, porque em minha opinião é a melhor fase do grupo, eu vi todos os concertos no Monumental onde o grupo realmente mostrava todo o seu valor tinha nivél internacional na epoca, já vi muitos concertos igual ao conj. João Paulo nunca vi. Eram bons em qualquer parte do Mundo, só que tiveram azar nasceram em Portugal.
 
Completou-se ontem 23 ABRIL 2 Anos que faleceu o João Paulo.
 
Boa noite a todos os admiradores do Conj. João Paulo eu sou o Ivo Pereira, obrigado Bissaide, por esta pagina que é das melhores que eu vi na net,sobre a grupo, estou a escrever hoje porque faz um ano que faleceu o João Paulo eu para lhe prestar a minha homenagem estive a escutar algumas cantigas do Grupo penso que é a melhor forma de o recordar e o mais cerrecto ouvir a sua música. Pois é há quem os acuse de serem o Conj. do regime e é por pensarem dessa forma que eles não passam nas rádios o antigo regime também o fez depois de ser editado o Ep ( O LOUCO)sendo a critica muito dura num jornal da tarde que dizia Sérgio Borges já não canta, grita, só que cantar Olouco da forma e garra que o Sérgio o fazia não era para qualquer cantor, as radios a partir dai já pouco passavam o grupo depois veio Nascer, o Salto, Lavrador, Serei um dia o mar, Paul da Serra, Mar meu pão casa pedra fome. Se estas cantigas não são contra o Regime então quais eram onde o Sérgio diz (Sangue derramado no outro lado do mar) ou o ( Deus fáz com que isso pare)
bom foi esta a forma que eu encontrei para prestar a minha homenagem ao amigo João Paulo. Bem hajam a todos os admiradores do grupo, os meus parabéns ao bissaide por este espaço.
 
Para os amigos Nelson Lisboa,
Ivo Pereira e João Carlos aqui
vai um grande abraço.
Quanto ao Sérgio tenho a certeza que frequetou o C.S.M.O Brasão
não me recoorda.Houve um que passou
ao C.O.M. em pleno curso.
Era gente de muita categoria e
excelentes exectantes.
Quanto ao J.Paulo P.S.A.
O Sr. Ivo Pereira tem gravada
a canção "Balada .... E a M.J.
quando vem ao Blog?.
Felicidades para todos.
Bartolomeu
 
Obrigado a todos pelas palavras simpáticas e sentidas. O João Paulo e o seu conjunto hão-de permanecer na história da música portuguesa como um dos grupos pop rock mais importantes de sempre. Pena é que o 2º volume da integral, que o provaria cabalmente, esteja enguiçado...
 
Bom dia eu sou o Ivo Pereira, as minhas cinceras saudações a todos vós. Sim é verdade gravei ( Balada a uma rapariga triste) e (Quebrar a Distância) se algum de vóz a quizer ouvir, está na www.qmusika.com e também temas de minha autoria. Quanto aos temas do Conj. tenho tudo já em CD.
Quanto à vida militar dos rapazes e suas patentes era assim, CSM- Sérgio, Ângelo, Gualberto, Carlos Alberto. COM- Rui Brazão e João Paulo. Os meus cumprimentos a todos vóz bem hajam... e como o Sérgio Borgrs diz... Viva a música.
 
As minhas desculpas a todos pelo meu lapso cometido é que não faz um ano mas sim dois do aniversário do falecimento do João Paulo.
Ivo Pereira.
 
Boa noite a todos os que gostam da música do Conj. de João Paulo.
Hoje estive a organizar a Discografia do grupo e a ouvir alguns temas como o ( Nascer] e descobri que tenho duas versões da cantiga (Onde vais rio que eu canto) uma com orquestra e outa versão gravada com o conj. que está um espanto gostei muito da intrudução já não me recordava dessa versão que eu aproveitei e passei o tema de vinil para digital, já agora sabem quantos temas faltam editar em cd é a partir de Sérgio Borges com o Conj. de João Paulo ou seja (João Paulo 70) incluindo as cantigas gravadas com a Vickie Mhlongo faltam Editar em versão digital 22 cantigas.
Cumprimentos a todos bem hajam... viva a música.
Ivo Pereira.
 
Amigo Ivo Pereira.Gostei da sua
intervenção no BLOG.
Andava para esclarecer uma dúvida.
A canção " O Lavrador" foi editada
pelo conjunto digamos o d e 60.Não
é assim?Sem instrumeno se sopro.
O "salto" ouvi esta composição em
Mafra,obviamente conj. 60 num
concerto no quartel a rebentar.
As duas canções aparecem depois de
70 com o conj. renovado.
Se souber diga depois se f. favor
Há poucos dias ouvi na R TP memória
cantar oSérgio. Cançõe dos festivais.
Abraço para o meu amigo e todos(a)
Saudações musicais.
BV. Bartolomeu
 
"O Salto" surge em EP de 1970 e "Lavrador" noutro EP, em 1971 - ambas, portanto, com a formação renovada.
 
Amigo Bartolomeu tanto o (Lavrador) como (O Salto) foram compostas ainda nos anos 60 mas quanto ao (Salto) foi editado em 1970 já com a nova formação do Conj. no primeiro Ep onde aparece na capa (Sérgio Borges com o Conj. de João Paulo) o (Lavrador) é editado em 1971 também com a nova formação.
Viva a música, Ivo Pereira.
 
Muito obrigado amigo Ivo Pereira.
Possivelmente não será nada fácil
a canção do Eduardo Vianello,Ó
meu Senhor.Parece que não foi editada.Sendo assim ... Tinha
interesse nessa interpretação,
pois alem de uma bela melodia era
projectada uma cruz ao fundo palco,
e o Sérgio cantava voltado para a
cruz.Vamos ficar ainda na expectativa,pois o conjunto
teria a sua edição particular.
Abraço IVO e para todos(a)
Saudações musicais.
BV. Bartlomeu
 
Amigo Bartolomeu, eu vi o Sérgio interpretar ò meu Senhor algumas vezes no Teatro Monumental, onde era progectada uma cruz no Palco nunca ouvi ninguém cantar essa cantiga tão bem como o Sérgio, eu falei com um dos elementos do conj. e perguntei-lhe se ele tinha essa cantiga entre outras, ele disse-me que gostaria de ter mas também não tem. não se lembra se está alguma gravação que não fosse editada na altura na Valentim de Carvalho é tudo o que sei sobre isso. Um abraço ao Bartolomeu, saudações músicais a todos, viva a música. Ivo Pereira
 
Muito grato pela sua intervenção no
blog amigo Ivo.
Veio á minha memória 2 concertos
que fizeram na RTP.Porem não me
lermbra se apresentaram essa canção.
O que tenho a certesa é que no 1º.
concerto quando foram apresentados
pelo H.M.que terminaram com uma
canção do folclore da Madeira "PÓ
PÓ PÓ VI RI Bó.Tambem não foi editada,mas está nos arquivos da
da RTP. ou sabe -se lá...
Um abraço
Bartolomeu
 
Olá amigos,
Só para dizer que apesar de ausente dos comentários, tenho seguido os vossos com interesse, até porque é melhor deixar "falar" quem sabe. Continuem com as memórias.
Abraço
 
Olá a todos, amigo Bartolomeu a cantiga (pó pó pó vi ri bó) é um tema tradicional Madeirense que nunca teve um registo comercial pelo Conj. na RTP eu nunca os ouvi tocar esse tema. Mas há outras actuações na RTP que nunca voltaram a ser apresentadas, uma quando eles estavam na Guiné e vieram cá de férias, e a de 1970 após a passagem à disponibilidade com a nova formação (Show João Paulo 70 que tem duetos entre o Sérgio e a Vickie, que é um espectáculo. Será que a RTP perdeu esses arquivos? não me admira nada. Saudações musicais a todos, um abraço ao amigo Bartolomeu, bem hajam.. por nós o Conj. nunca será esquecido, viva a música... Ivo Pereira
 
Amigo Bissaide, amigo Bartolomeu e todos os admiradores do Conj. de João Paulo venho informar que está um novo clip no youtube com o tema (Sue-Lin a minha chinesa).
Saudações musicais viva a música, Ivo Pereira.
 
É verdade, e ainda há pouco o fui ver por indicação do Ângelo Moura. Está excelente, já lho disse. Não deixem mesmo de o ver. E a música...
 
Olá amigos e admiradores do conjunto João Paulo, coloquei no youtube um clip com a canção O SALTO. Sérgio Borges e conjunto João Paulo.Um abraço de Nelson Lisboa.
 
Amigo Nelson, acabei de ver e ouvir ( Salto) no youtube e até lá deixei um comentário e gostei das fotos que o meu amigo lá colocou, um abraço para o meu amigo, saudações musicais a todos, viva a musica,
Ivo Pereira
 
Parabens ao autor pelo video deixado no you tube, realmente bem montado e emocionante! Nuno
 
Amigos como tem passado?
O nosso blog não pode parar.
Parabens ,pois gostei de ver
no you tube as duas interpretaçoes.
Não ficaremos por aqui. O 2º.volume
terá que sair.
Vi a foto do convento de Mafra.
Estava só uma parte cedida ao
quartel.Sabem qual é ou era o nome
académico " O CALHAU".
Saudações musicais.
Um abraço para todos(a)
Bartolomeu
 
Boa noite, venho aqui deixar um abraço a todos os que gostam do Conjunto Academico Joao Paulo. O meu pai (Gualberto) era o baterista.Infelizmente já nao esta entre nos, mas os discos e as musicas vao ficar para sempre nos meus ouvidos.
Para mim a melhor banda de sempre, como nao podia deixar de ser.

Roberto Gouveia
 
Obrigado pela visita, Roberto, e pelo testemunho. Infelizmente, nunca cheguei a falar com o seu pai (de quem desconhecia que tinha o apelido Gouveia, apenas o conhecia como José Gualberto), e tive muita pena de não poder recolher o testemunho dele para o 1º volume da integral das gravações do Conjunto João Paulo... Em que data faleceu ele?
 
É sempre com muita satifação que
vemos mais um visitante intervir
no Blog.Assim é a mesma opinião do
nosso amigo João Carlos.E então
um filho de um dos cinco elementos
que constituiram o conj. j. paulo.
Desculpe amigo Roberto pedir-lhe um favor.Não tem alguma gravação
que não tivesse sido editada?
É concretamente a interpretação
Ó MEU SENHOR em Italiano.Parece-me
ter tido a informação do nosso
amigo Ivo Pereira,que é dificil
arranjar .
Então a nossa colaboradora MJ.
quando muito gostosamente nos
faz uma intervenção no Blog?
Para todos um grande abraço.
Viva a musica.
Saudações musicais.
Bartolomeu.
 
Olá Roberto,

prazer em constatar, que tambem entraste em contacto.
Lembro-me muito bem da semana que o meu pai recebeu a noticia do falecimento do Gualberto, andou muito tempo abalado pela noticia.
Mas por agora resta a alegria de disfrutar do legado musical deixado pelo Conjunto Academico.

Junto aqui o link do novo blog de tributo ao conjunto academico:

http://bloguedosergio.blogs.sapo.pt/

Tambem no you tube existem mais videos novos, alguns com imagens ineditas do Conjunto. Recomendo «a shadow rounds tomorrow sounds»

Um abraço.

Nuno Agrela
 
Gostei da atitude da nossa comentadora M.J.ao dar uma força
ao blog do Sérgio.
Muito bem. Em frente.
BV.
 
Saudo com muito gosto todos os amigos
que participam neste blog.
Temos estado todos parados,mas a
grande categoria do conj. JP.
merece bem dizer que há sempre
uma palavra mais a relatar.
Agora para o Sr. João Carlos.
Como vão as coisas com o 2º. volume. Será mais uma prenda de
Natal?
Espero que haja boas notícias.
Um abraço para si e para todos
os nossos amigos (a).
Bartolomeu
 
Infelizmente, não há ainda notícias concretas. Esperemos de facto que tudo se desenrole de forma positiva. O Conjunto João Paulo e a música portuguesa bem o merecem! Abraços
 
Olá amigos estive ausente mas cá estou novamente um abraço para todos.
É para vos informar que coloquei no Youtube a Cantiga (NASCER)
 
Olá amigos.Como têm passado?.
É com a maior satisfação que venho
ao nosso Blog para desejar a todos
um Bom Natal e um Ano Novo muito
prospero .
Para todos as maiores felicidades.
Quando houver notícias favor comunicar.
Saudações musicais e viva a musica.
Bartolomeu
 
Infelizmente não tenho conseguido colocar novos posts, nem neste nem nos outros blogs. Pode ser que 2010 traga novidades...

Feliz Natal para quem aqui passar e, especialmente, para os apreciadores do trabalho do Conjunto João Paulo.
 
Com os melhores votos de um Santo Natal e um excelente 2010, recheado de coisas boas e muitas e boas audições musicais!!!

Cumprimentos a todos

Nuno Agrela
 
Caríssimos:
Encontrei esta troca de comentários, não porque esteja de alguma forma ligado à música, mas porque tentei encontrar algo relativo ao meu antigo Comandante de Companhia de instrução, Capitão Pinheiro da Silva. Assentei praça em Mafra a 13 de Setembro de 1966, fui incorporado no CSM, Curso de Sargentos Milicianos, era a 5ª companhia de instrução, era o nrº 294, pertenci ao 9º pelotão, salvo erro comandado pelo Aspirante Martins que, ainda durante a recruta foi promovido a Alferes. Recordo-me perfeitamente do Conjunto João Paulo, recordo-me de alguns pertencerem de facto à 5º Comp. de Inst. e outros pertencerem ao COM. Por conclusão do exame de matemática, no 2º ciclo fui cadete com os outros embora em Escolas diferentes, possivelmente.
Quanto ao Cap. Pinheiro da Silva, era um homem que só a sombra já impunha respeito, o que era normal naquela época, em Oficiais do Exército, não me recordo que tenha procedido injustamente para alguém, porque ameaçasse muito ou coisa parecida, entre nós tinha a alcunha do “participo da Silva”, não sei se alguma vez ele o soube. Constava na altura que era genro de um Sargento da EPI, penso que do Sarg. Leste. Será que ainda é vivo?
Quanto ao disco, para quem esteve lá, para quem conheceu os intervenientes, penso que é uma “ternurinha”, Faço votos para que o actual proprietário o conserve tenho pena de o não ter encontrado.
Já agora e, porque estou a falar para uma “família” de músicos, na especialidade, embora em pelotões de instrução diferentes, fui cadete com uma celebridade do meio musical, nada mais que Jorge Peixinho.
Um abraço a todos,
António Brandão
 
Há coisas interessantes não haja
dúvida.Entrei casalmente no Blog
e fiquei muito satisfeito pela
intervenção do meu amigo.
Eu tambem estive em Mafra no COM.
ue teve inicio n a primeira quinzena de Setembro de 1966 e
posteriormente rumo á Guiné.
Coincidiu com a recruta do conjunto
J.Paulo e com o primeiro semestre
na Guiné.Muitgo antes de ir para Mafra já era apreciador do conjnto
J.Paulo.Tenho toda a obra deste
grande agrupamento musical.Graças ao Sr.João Carlos,responsavel pelo
blog e ainda da comentadora Maria
José Ferreira,fomos dando ânimo
para o CD duplo editado em 2008 ,
uma coletânea de muita classe e
temos fé que o segundo CD.seja editado este ano.Nos finais de 2008
entraram no blog familiares de
elementos do própio conjunto.
Quanto á sua pergunta relativa
ao comandante de companhia se
ainda estiver interessado diga,
pois faço comentários n outro
blog e quase de certesa que obtenho
a resposta.Então ainda se lembra do
sargento Leste?
Eu conheci um cadete Brandão.
Não será o meu amigo?
Un ab raço para si e para todos.
Vamos lá meninos ao Blog e então
a MJ.já tem falta .
Saudações musicais.
Bartolomeu Velho
 
Caríssimos:
Perdoem-me se me dirijo um pouco mais directamente ao Bartolomeu Velho, velho camarada, pelos vistos. Prometo deixar aqui o meu endereço e, coisas que entenda que vos maçará, tratarei directamente com ele, caso o seu e-mail me seja facultado. Aqui vai ala.br@hotmail.com está à disposição. De qualquer maneira, há um ponto que deve ser conhecido, não trato nenhum antigo Alferes Miliciano por você, quer conheça, quer não, seja do meu curso ou de qualquer curso anterior ou posterior ao meu, ok? Da mesma forma, qualquer Furriel Miliciano que tenha pertencido à tal 5ª Companhia de Instrução, a mesma coisa.
Pois é na especialidade, 2 de Janeiro a 2 de abril de 1967, pertenci à 2ª Companhia, comandada pelo Capitão Walter, 2º pelotão comandado pelo Tenente Cordeiro, era o nrº 64. Rumei a Angola, tive muita mais sorte que tu, sei do que falo, sou um assíduo leitor do blog do Luís Graça. Qual a tua companhia na Guiné? Para já não me digas quais os outros subalternos, vais ver que vai haver pelo menos um que conheço, espero não falhar.
Quanto à disponibilidade de saber se o Cap. P. da Silva, ainda está vivo, seria bom apesar que apostaria que já não se encontra entre nós pois, penso que dificilmente se separaria de uma lembrança dessas.
Quanto ao tal Brandão que conheceste, que mais te recordas dele, de onde era?
Caros amigos, as minhas desculpas por estas palavras de bárbaro, acreditem que cortei outro tanto.
Cumprimentos
António Brandão
 
Caro António: estejam à vontade. Afinal também é disto que se faz a nossa história. E a arte dos reencontros é essencial!
 
Abraço para ti e para todos os nossos amigos deste Blog .
BartolomeuBrandão tiro em cheio .
Es tu mesmo.
Salvo erro tu residias em Braga ou
Famalião.
Eu era do Tenente Cordeiro e o
CMDT. era o capitão Walter.
Como a informática consegue
fazer destes progressos.
Hoje ainda te escrevo para o
teu mail.
Até mais logo. Bartolomeu Velho
 
Esta coisa da net, qualquer dia mata-me, não tombei na tropa, mas às tantas vou por causa dela, não é a 1º, nem 2º sei lá, tantas emoções …
Mais uma vez vou ter que recorrer a um antigo camarada nosso, mais moderno no tempo Bart 3835, mais velho na idade, um brilhante escritor, havendo no entanto quem o não consiga ler. Refiro-me a António Lobo Antunes. Ele conseguiu definir, para mim, como ninguém, a palavra camarada, passo a citar:
"Camarada não é bem irmão, amigo, companheiro, cúmplice... é uma
mistura disto tudo com raiva, esperança, desespero, medo, alegria,
revolta, coragem, indignação e espanto, é uma mistura disto tudo com
lágrimas escondidas" (António Lobo Antunes, 2007)
Caríssimos, acabam de assistir, ao vivo e a “cores”, como diria o Fernando Mendes, ao reencontro de dois antigos camaradas, sem rede, sem que nada tivessem feito para que isso acontecesse.
Ao blog bissaide ao seu Timoneiro senhor Carlos Callixto, e à tertúlia que lhe dá vida, mais uma vez o meu muito obrigado.
Um abração,com lágrimas escondidas,
António Brandão
 
Podem acreditar que fico mesmo satisfeito por ter podido "proporcionar" este reencontro de antigos camaradas! Um grande abraço a ambos, e já agora espero que a comemoração seja feita ao som do Conjunto João Paulo!
 
Embora com atraso enviei hoje ao
meu antigo camarada de armas,
António Brandão,a bonita canção
o Salto dedicada a Mafra.
Abraço para o Sr.João Carlos e
para todos.
Bartolomeu
 
Grande Concerto de Homenagem a Sergio Borges e Conjunto Academico João Paulo, a 3 de Julho, no Teatro Baltazar Dias, Funchal, com as vozes de Vania Fernandes, Sofia Relva, Miguel Pires, Sarah Borges (Filha de Sergio Borges), entre Outras. Espectaculo com grande glamour ao estilo de Hollywood. Bem os rapazes merecem....
 
E eu que estava ciente que o
concerto era 3 de Junho.
Agora já falta pouco.
Aguardemos com ansiedade e expectativa o concerto.
Como acima diz o comentador (a)
Bem os rapazes merecem.
Para todos um abraço.
Gostaria que os intervenientes
deste blog dessem a sua opinião
sobre a qualidade do concerto
e das canções.Aguardemos.
Abraço.
Bartolomeu
 
Um abraço para o Sr. João Carlos e
para todos os participantes neste
Blog.
Gostaria imenso que o meu estimado amigo me desse uma informação relativa ao segundo
CD.talvez duplo para ficar completa a obra desse grande agrupamento musical J.P.
A fé é a última coisa que morre com os portugueses.Será a sua opinião as coisas estão com
dificuldade.
Dentro de dias volto ao Blog
para referir as festas natalícias
Saudaçoes musicais e viva a
música.
Bartolomeu
 
Amigo João Carlos (Bissaide):
Continuo aguardando o seu contacto.
Já tenho enviado várias coisas para o seu E.mail mas até agora não recebi mais respostas.
Aguardo suas notícias!
Um abraço
Jorge Pinto(Jorginho)
 
Não tenho vindo aqui, e desde já peço as minhas desculpas por isso.

Bartolomeu: infelizmente, não há ainda notícias sobre o 2º e último volume da obra integral do CJP...

Jorginho: muito e muito obrigado pelos scannings e pelo mp3 do "Casei com uma Velha"! Espero que esteja tudo bem.
 
Aleluia!
Ainda estou vivo! Finalmente Bissaide Tive notícias suas! Então ninguem visista este blog? Gostei der saber que recebeu a gravação de Max!
Se precisar de mais alguma coisa é só dizer.Agora que estou reformado tenho tempo para tudo!
Um abraço

Jorge Pinto (Jorginho-ex.Thilo´s Combo)
 
Obrigado mais uma vez, Jorge! Já agora, aproveito para lhe dizer que começou a ser transmitida na passada 4ª Feira a série "Estranha Forma de Vida", na RTP, às 23h30m. Nesta 4ª que vem vai para o ar o 2º episódio. O ep. 5 tem uma parte dedicada ao Thilo's Combo, onde o Jorge aparece. Abraço!
 
Caro Bissaide:
Obrigado pela notícia sobre o programa"Estranha forma de vida".
Vou estar atento.
Um grande abraço!

Jorge Pinto(Jorginho)
 
Caro Bissaide:
Vi o "Estranha forma de Vida" e recordei os tempos da minha juventude! Mais uma vez obrigado!

Jorge Pinto(Jorginho)
 
Ainda bem que gostou, Jorge! Abraço grande
 
Este blog esteve muito animado
durane dois ans,com intervençõs muito
positivas do Sr.João Carlos e da
Maria José.Agora estamos voltados
para o "face".
No inicio da deecada de 60 tenho
uma vaga ideia que o conjunto Thilos Combo esteve em Bragança
num baile de alunos de Liceu.
Inf.a confirmar.
Um abraço para todos.

Uma aparte
Nós na brincadeira até diziamos
Conj. Tiro aos pombos
 
Caro Bissaide,
Não fixei o seu nome embora já o tenha visto num dos comentários.
Muitos parabéns por este blog, só hoje o descobri.
Sou uma admiradora incondicional do Conjunto João Paulo e muito particularmente da voz do Sérgio Borges.
Sou uma das meninas que estão a dançar atrás do grupo em dois concertos da RTP realizados em 1962/3 e 64. Peço-lhe um favor, tente que a RTP coloque o vídeo do Concerto de 1964 que não consigo encontrar e que penso a RTP não o ter colocado no YOUTUBE.
Muitos parabéns por este seu blog e por todas as imensas informações sobre este Conjunto que tenho estado a descobrir e a ler desde há alguns dias.
Aguardo a sua resposta e muito obrigada pela atenção.
Maria

 
Obrigado pelas palavras, cara Maria. Deixo-lhe aqui o link de uma emissão recente do meu programa "Gramofone": https://www.rtp.pt/rtpmemoria/gramofone/conjunto-academico-joao-paulo-por-joao-carlos-callixto_945

Se possível, contacte-me p.f. por Facebook
 
Bissaide, não consigo contactar consigo nem sequer pelo facebook. Estou pasmada pelo facto de nos comentários aqui deixados em 2009, 2010 e sobretudo 2011, ano em que Sérgio Borges faleceu, nenhum comentador e admirador do Conjunto João Paulo e do seu excepcional vocalista, falar desse tristíssimo desenlace.
Aguardando uma notinha sua se puder, envio um abraço e bem haja pela sua amabilidade.
Maria
 
Maria, estou no facebook com o meu nome, como deixei no link. Em alternativa, diga-me pf o seu.
 
Caro Bissaide, desculpe só agora responder à sua mensagem.

Eu não tenho facebook nem quero, eis porque não conseguia comentar no seu, embora tivesse conseguido ler, isso sim, alguma coisa do que estava lá escrito. Isto denota a minha pouquíssima experiência nestas andanças das internetes, redes sociais e blogues:)
Curiosamente aqui há anos pedi ao meu filho para me abrir um face-book. Ele assim fez, mas eu nem sequer o iniciei. E pelo que tenho lido ùltimamente sobre esta rede social, parece-me que fiz bem.

Mas não tem a mínima importância que eu não o siga no face-book. Este belo espaço que aqui tem, dá para ler comentários bem interessantes e, segundo li há dias, eles já ultrapassaram os setenta, é obra! Embora infelizmente tenham terminado já vão bastantes anos.

A propósito do assunto que me ocupa, já vi dezenas de vezes (sem exagero) todos os vídeos do Conjunto Académico. Tenho deixado mensagens naqueles que mais tenho visto e repetido, como - mas não só - os "Gente de Cá 1,2,3" para ver e rever a belíssima entrevista do saudoso Sérgio Borges. Vídeos estes sobre os espectáculos que eles deram na RTP. A própria história do Conjunto é descrita em várias fases pela jornalista da RTP que apresenta o excelente documentário. (Claro que tudo isto é do seu conhecimento, como é bom de ver). Além de ver as explicações de Sérgio sobre todo o percurso e formação do Conjunto João Paulo, assim como a história de cada um dos seus elementos. Vídeos estes publicados por alguém que assina picapaudezassete. Adoro ver estes vídeos.

Caro Bissaide: se não fizer diferença, irei deixar aqui um comentário uma vez por outra, claro que sempre sobre este excepcional Conjunto composto por extraordinários executantes e pelo brilhante e saudoso vocalista Sérgio Borges, que, como já escrevi, cheguei a conhecer e com quem adorei falar largos minutos no fim de cada um dos três espectáculos filmados pela RTP em cujos figurantes/público assistente eu me incluía e quem prestar alguma atenção poderá ver-me, junto a algumas meninas e alguns meninos, a bater palmas no fim de cada um dos espectáculos.
Maria
 
Claro, caro Maria, escreva sempre. Eu infelizmente nunca cheguei a estar pessoalmente com o Sérgio Borges, apenas falámos ao telefone quando preparei o texto para o 1.º vol. da integral em CD do grupo - o 2.º volume ficou infelizmente "pendurado"... Quanto ao Facebook, é apenas mais uma forma de comunicar, com as vantagens e desvantagens que existem em tudo ;-)
 
Caro Bissaide, cá estou eu para o incomodar mais um bocadinho:)

Há coisas em relação ao Sérgio (cujo falecimento precoce não me sai do pensamento)que gostava de saber e o Bissaide sabe-as de certeza.
Antes ainda de lhe fazer as perguntas, deixe-me dizer-lhe que pensava que o Bissaide era o Ângelo Loura! Isto porque o seu nome aparece como a pessoa que publica alguns vídeos. Pelo que me disse, não é.

Que eu saiba o Sérgio só teve um irmão - só soube disto numa única das páginas informativas que tenho vindo a ler no que respeita ao Conjunto e a ele pròpriamente dito - mas mas esse irmão nunca apareceu em nenhum dos seus espectáculos (pelo menos que eu saiba) porquê?

Ele tem uma filha e um filho, por sinal muito bonitos. Quem foi a mulher dele (se ele de facto chegou a casar) e quem foi/é a mãe destes meninos? Li algures, de fugida, que era inglesa. Era? Se foi ele tê-lá conhecido quando o Conjunto veio ao Estoril fazer uma série de espectáculos e nestes normelmente existem bailarinas estrangeiras, sobretudo inglesas.

Sobre o falecimento do Sérgio, diga-me se souber o que originou e quando o AVC que ele sofreu (creio que terá sido pelos anos dois mil e pouco?) e alguns anos depois sobreveio-lhe o ataque cardíaco que o vitimou.

É tudo. Envio-lhe um agradecimento antecipado e enorme pela sua gentileza e quando tiver tempo responda-me a estas singelas perguntinhas, 'tá bem?
Maria

Nota: continuo a ver quase diàriamente os vídeos do Conjunto e sobretudo aqueles em que o Sérgio é o vocalista.
 
Correcção: Ângelo Moura (e não Louro), claro
 
Bom dia Maria. Apesar de não saber responder a algumas dessas perguntas, creio que de facto seria mais fácil contactar pelo Facebook - até porque lá tem os filhos dele. Não tem nenhum familiar a quem possa recorrer?
 
Bissaide, enviei há pouco uma resposta ao seu comentário, mas não apareceu! Não vi aviso no início da página "o seu comentário foi enviado", como é costume. Cheguei a vê-lo por um minuto e desaparceu logo a seguir... Se não conseguir recuperá-lo diga-me por favor que eu repito.
Maria
 
Não chegou de facto nenhum outro comentário antes deste...
 
Caro Bissaide, desculpe só responder agora.
Creio ter-lhe já dito que não tenho facebook. O meu filho abriu-me um há alguns anos mas nunca o iniciei. Por enquanto não quero, principalmente por não ter tempo mas sobretudo falta de paciência para o manter actualizado. Isto não quer dizer que mais tarde não venha a abrir um.

Tentarei no entanto através do facebook contactar um dos filhos do Sérgio, conforme me aconselhou, mas duvido ter sucesso.

Como eu conheci o Sérgio nos três espectáculos da RTP a que assisti como convidada, conversei com ele e gostei muito dele pela sua enorme simpatia e pela gentil dedicatória que me escreveu no convite que a RTP distribuiu por todos os assistentes, foi algo que jamais esqueci. Eis porque gostava de possuir mais algumas lembranças do Sérgio, como fotos da vida dele em espectáculos ou nos seus tempos de lazer (ou algum livro a ele dedicado, género foto-biografia) durante os anos que o Conjunto esteve em actividade. Tentarei entrar em contacto com um dos seus filhos. Pode ser que tenha sorte!

Mais uma vez um enorme agradecimento pela sua atenção e amabilidade.
Maria
 
Um livro sobre o Conjunto seria de facto algo de muito especial... De resto, de nada!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?